Compre pelo WhatsApp
Duvidas Frequentes

Steel Framing ou Light Steel Framing é um Sistema construtivo que utiliza como estrutura um conjunto metálico em aço galvanizado leve, com fechamento em chapas internas e externas. Esse Sistema possui um conjunto com baixo peso, mas ao mesmo tempo muito resistente.

A principal diferença entre o Light Steel Framing e a construção em alvenaria é o nível de industrialização que o primeiro conta. Através do processo industrial, é possível produzir materiais mais resistentes, com acabamento perfeito e alta durabilidade, o que resulta em uma produto final de qualidade incomparável.

O Sistema Light Steel Framing é indicado para obras residenciais ou comerciais, com até 4 pavimentos, e galpões. Esse Sistema permite adequar o projeto para situações como isolamento térmico ou acústico, equilíbrio de umidade no ambiente, evitando o conhecido problema de umidade ascendente nas paredes.

A principal diferença entre o Light Steel Framing e a construção em alvenaria é o nível de industrialização que o primeiro conta. Através do processo industrial, é possível produzir materiais mais resistentes, com acabamento perfeito e alta durabilidade, o que resulta em uma produto final de qualidade incomparável. .

A norma brasileira define, que para edifícios residenciais, seja considerado uma carga horizontal oriunda de um vento com velocidade de 144km/h. Uma casa no Sistema Steel Framing é projetada para resistir ventos bem superiores, de até 200Km/h, além de oferecer maior segurança que qualquer outro sistema construtivo.

Testes realizados por órgãos competentes comprovam que uma parede com montantes metálicos de 90mm, revestida dos dois lados com chapas de gesso acartonado de ½”, tem o mesmo desempenho acústico que uma parede de alvenaria de mesma espessura. Porém, ainda é possível utilizar lã de vidro no interior das paredes, o que aumenta consideravelmente o desempenho acústico das obras realizadas com Light Steel Framing, deixando-a com uma acústica várias vezes superior a uma parede construída em alvenaria.

Se comparado com alvenaria, o Sistema Light Steel Framing oferece maior segurança à umidade, por isso é o mais indicado nestes casos. Na fundação, nas paredes e na cobertura do Sistema Steel Framing, aplicam-se produtos específicos, que foram uma forte barreira contra a umidade.

Por utilizar materiais muito mais leves do que os utilizados na alvenaria, o Sistema Steel Framing é a solução mais indicada para casos como esse, sem que haja necessidade de reforço estrutural da construção existente.

A principal diferença entre os dois sistemas é que no LSF, as cargas são distribuídas de maneira uniforme entre todos os painéis (paredes) da edificação, diferente da alvenaria que trabalha com vigas e pilares, sendo assim a resistência mecânica da edificação tem uma melhor distribuição.

É possível realizá-los, desde que seja utilizado o sistema de fixação adequado para cada tipo de mobiliário e também importante informar para os responsáveis pelo projeto durante a elaboração do mesmo.

A fundação mais utilizada é o radier. É uma laje de concreto armado ou protendido que fica abaixo da casa e em contato direto com o solo. Neste tipo de fundação o peso (carga) é distribuído de forma uniforme para o solo. Antes de sua concretagem, devem ser feitas as instalações hidráulicas e elétricas.

No geral, considerando o custo/benefício, o sistema LSF tem inúmeras vantagens se comparado à alvenaria convencional, como desempenho térmico e acústico, velocidade, sustentabilidade, entre outros. Um bom indicador para comparação do custo da construção é o CUB do SINDUSCON, regionalmente o custo da construção tem ficado muito próximo do custo básico na alvenaria.

A primeira construção em LSF aconteceu na Feira Mundial de Chicago, em 1933 e existe até hoje! É claro que como em qualquer outro sistema construtivo são necessárias manutenções periódicas, porém no geral a durabilidade da construção em LSF é vitalícia.

No geral, considerando o custo/benefício, o sistema LSF tem inúmeras vantagens se comparado à alvenaria convencional, como desempenho térmico e acústico, velocidade, sustentabilidade, entre outros. Um bom indicador para comparação do custo da construção é o CUB do SINDUSCON, regionalmente o custo da construção tem ficado muito próximo do custo básico na alvenaria.

Sim! é uma das principais vantagens se comparado a outros métodos construtivos.

É possível sim! Tomando alguns cuidados específicos na compatibilização entre os dois sistemas é perfeitamente possível! É sempre importante buscar uma equipe de mão de obra especializada e com experiência para que estes cuidados sejam garantidos e se tenha a qualidade esperada.