Steel Framing: o que é e como construir em Light Steel Frame

Steel Framing: o que é e como construir em Light Steel Framing

 em Steel Frame

Light steel framing é um sistema de construção estruturado em perfis de aço galvanizado formados a frio, eles são preparados para resistir as cargas da edificação e flexíveis para trabalhar em conjunto com outros materiais industrializados, garantindo o bom funcionamento da edificação. É um dos mais famosos métodos de construção do mundo.

O que é Steel Framing?

Light Steel Framing é um sistema construtivo que substitui os processos e materiais convencionais por processos industrializados. Os materiais são produzidos de forma industrial com garantias e controle de qualidade e que utiliza perfis leves de aço galvanizado como principal elemento estrutural. Se for realizado um comparativo entre o steel framing e a alvenaria, o concreto da estrutura convencional é substituído pelo aço galvanizado, os fechamentos de alvenaria, por chapas prontas para receber a pintura ou revestimentos.

O Steel Framing utiliza produtos padronizados de tecnologia avançada que permite uma obra rápida, limpa e com resultado superior à alvenaria tradicional. Algumas das opções mais utilizadas no sistema são:

  • Perfis leves de aço galvanizado;
  • Parabolt 5/16×4.1/4 ZB;
  • Parafuso 10-16x 3/4 sextavado ponta broca ZB;
  • Parafuso Perfil 4,8x19mm flangeado ponta broca;
  • Placas de gesso acartonado;
  • Parafuso DW GN50 3,5x50mm Trombeta ponta broca;
  • Placa OSB;
  • Parafuso para OSB 4,2x32mm ponta broca;
  • Placa cimentícia;
  • Placa Glasroc
  • Parafuso placa cimentícia 4,2x32mm ponta broca;
  • Material termoacústico (lã de rocha, lã de vidro ou lã de pet);

Por ser industrializado possui precisão, tanto no cálculo de quantidades de materiais, nos gastos e na execução, permitindo eficiência, ausência de erros, reduzindo a quantidade de entulhos e sujeira na obra.

De onde surgiu o Steel Framing?

O Steel Framing é a evolução das construções em madeira chamadas de Wood Framing, que era muito comum nos Estados Unidos durante o século XIX. Em 1933, com o crescente desenvolvimento da indústria do aço, um protótipo de casa em Steel Framing foi apresentado na Feira Mundial de Chicago (EUA). E em 1980, os perfis leves de aço passaram a ser muito utilizados nos EUA, substituindo as construções em wood framing, devido à instabilidade de preço e qualidade da madeira.

Também no Japão, após o término da 2ª Guerra Mundial, começaram a surgir as casas em Steel Framing, a alternativa para reconstrução das moradias que foram destruídas pelos bombardeios. Como as casas antes da guerra eram de madeira, o fogo se espalhou rapidamente, assim o governo japonês restringiu o uso da madeira nas construções e apoiou a substituição pelos perfis de aço que não eram inflamáveis.

Atualmente é o sistema mais utilizado em alguns países, chegando a 90% das casas construídas nos países:

  • Estados Unidos;
  • Austrália;
  • Japão;
  • Canadá;
  • Europa;

No Brasil, o sistema iniciou em 1990, e trouxe consigo uma tendência tecnológica na construção, se diferenciando das construções tradicionais, fornecendo grandes vantagens para o construtor e o consumidor.

O que é o Sistema Light Steel Framing?

Estrutura

É utilizado como estrutura o aço galvanizado, a galvanização mínima é de Z-275 para obras urbanas e rurais e Z-350 para ambientes agressivos e marinhos (distancia menor que 2.000m do mar). A galvanização é uma camada fina de zinco que protege o aço e evita a corrosão. Os perfis U enrijecidos (montantes) são posicionados verticalmente e modulados a 400mm e 600mm, dependendo do cálculo estrutural e das placas de fechamento é a escolha do tamanho das modulações.

Fechamento externo

Para o fechamento externo os materiais mais usados são a placa OSB, membrana Hidrófuga e placa cimentícia. Mas também pode ser usado:

  • Glasroc X com a membrana Hidrófuga e basecoat (Nextera);
  • Sistema EIFS: no qual é usado a placa OSB, Membrana Hidrófuga, EPS e basecolt (Parex);
  • Siding Vinílico: é usada a placa OSB, membrana hidrófuga, e o Siding vinílico;
  • SmartSide Panel H: uso da membrana Hidrófuga e do Smartside Panel H;
  • Smartside LAP: uso do OSB, da membrana hidófuga e do Smartside LAP;

Nesta etapa, independente da escolha dos materiais de fechamento, é muito importante usar a membrana Hidrófuga, pois ela atua como uma barreira contra a água, vento calor e poeira, garantindo estanqueidade e a adequada ventilação das paredes.

Isolamento

Para melhorar ainda mais o desempenho térmico e acústico são usadas mantas de lã, que podem ser de vidro, pet ou de rocha. Elas possuem baixa condutividade térmica e elevado índice de absorção acústica, que garante conforto ambiental e gera economia de energia. Os formatos mais usados são em placas e manta.

  • Fechamento interno

Para o fechamento interno, os materiais mais usados são a placa OSB e a placa de gesso acartonada ST e para áreas úmidas também usada a placa de gesso acartonado RU.

Quais as vantagens do Steel Framing?

Por se tratar de uma “construção a seco”, o sistema possui inúmeras vantagens como:

  1. Melhor custo beneficio

Como os materiais são industrializados, possuem melhor qualidade, resistência e durabilidade, o isolamento termoacústico é superior, tem fácil manutenção, rapidez na construção, resultando em um custo benefício maior e melhor que os sistemas convencionais.

  1. Sustentabilidade na construção:

A geração de resíduos é mínima, já que a estrutura é fabricada com as dimensões definidas em projeto, dispensando o corte de peças, e quando se faz necessário o corte, as sobras são recicláveis, gerando uma construção mais rápida e limpa.

  1. Rapidez na construção:

O sistema possibilita que uma construção seja executada de forma rápida já que seus componentes são produzidos em fábrica, para uma execução perfeita sem erros, improvisações e atrasos na obra.

  1. Isolamento acústico

O steel framing apresenta um ótimo conforto acústico, através do sistema de isolamento por multicamada, que é a junção de diferentes placas leves para o fechamento e interior da parede de material com propriedades isolantes. Uma acústica confortável de residência, comercio ou indústria impacta na vida das pessoas que ali convivem, e o Steel Framing atinge excelentes níveis de isolamento.

  1. Isolamento térmico

Como as paredes de Steel Framing utilizam materiais isolantes de baixa condutividade térmica é criada uma barreira de passagem de calor. Mantendo o ambiente fresco no verão e aconchegante no inverno. Conferindo mais conforto e economia de energia com climatização ao longo da vida útil da edificação.

  1. Fácil manutenção

Como os fechamentos são formados por placas, a manutenção é de fácil e baixo custo, só é necessário retirar as placas e fazer a manutenção necessária. Após realizar o procedimento, basta colocar novamente a placa no local.

  1. Redução do peso da estrutura

Os perfis de aço galvanizado bem como os materiais usados para os fechamentos são leves, eles não geram esforços de carga na estrutura, sendo assim, geralmente são optados pelas fundações rasas, do tipo radier.

  1. Precisão na execução

Como são materiais industrializados, a precisão e a redução de erros de execução no sistema faz com que ele seja mais confiável.

  1. Aproveitamento de espaço

O sistema gera um ganho de espaço interno, já que não são usados pilares, permitindo ao arquiteto/engenheiro projetos mais criativos e funcionais. Também a espessura das paredes internas em Steel Framing é menor se comparada a paredes de tijolos e blocos.

  1. Orçamento preciso

A obra neste sistema tem a vantagem de um orçamento com precisão, mas para isso é necessário o projeto arquitetônico com todas as informações.

  1. Mais Opções de acabamento

Qualquer tipo de acabamento pode ser utilizado no Steel Frame:

  • Pinturas convencionais ou com texturas acrílicas ou projetadas;
  • Papéis de parede;
  • Revestimentos cerâmicos e porcelanatos de todos os tipos;
  • Pedras naturais ou industrializadas;
  • Granitos e Mármores;
  • Pisos vinílicos e Laminados de madeira;
  • Carpetes;

É muito importante prever em projeto o tipo de acabamento, para ele ser inserido no cálculo estrutural se for necessário.

  1. Resistência

Os produtos utilizados na construção são industrializados, produzidos com matéria prima de qualidade e que passam por um rigoroso controle. Assim possui alta resistência, sendo muito usada para locais que sofrem com abalos sísmicos e tempestades com ventos fortes.

Quais as desvantagens do Steel Framing?

Limite de altura

Os perfis de aço galvanizado são muito resistentes, porém o aço é um material leve, fazendo com que o sistema seja limitado a no máximo 5 pavimentos. Porém este limite pode ser excedido se mesclado com outros sistemas.

Falta de mão de obra especializada

É um sistema de construção de fácil instalação, mas que precisa de mão de obra especializada. O número de profissionais especializados em Steel Framing ainda é baixo no Brasil.

Aceitação Cultural

O Steel Framing está crescendo cada dia mais, mas ainda há uma grande resistência para substituir os processos tradicionais da construção civil. Grande parte por desconhecimento das inúmeras vantagens do sistema construtivo.

Quanto Custa o m² de construção em Steel Framing?

O custo de uma construção em Steel Framing tem muitas variáveis de acordo com a complexidade de cada projeto. Cada edificação tem uma quantidade diferente de aço, de materiais de fechamentos, e escolha diferente de revestimentos, e tudo afetará no valor final. Por isso é muito importante o projeto arquitetônico em arquivo DWG para orçamento do seu projeto.

Ao escolher o Light Steel Framing você estará escolhendo a alta durabilidade, a resistência, a sustentabilidade, versatilidade em seu projeto, a rapidez e diversas outras vantagens para sua obra.

A Espaço Smart conta com a produção e engenharia para os kits Smart Frame, perfis comerciais e com todos os materiais para sua construção em Steel Framing! Venha conhecer nossos produtos, temos mais de 2o lojas espalhadas por todo o Brasil, você irá se surpreender com a qualidade e praticidade de nossos materiais. CLIQUE AQUI e confira os endereços de nossas lojas! Não tem Espaço Smart na sua cidade? Fique tranquilo, entregamos em todos Brasil! CLIQUE AQUI e converse com nossas atendentes on-line! Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta das 08:00 às 18:00.

Postagens Recentes