Creche FNDE - Espaco Smart

Blocks

Creche Pro Infância

CONHEÇA A ESTRUTURA DE COBERTURA EM STEEL FRAME

A Espaço Smart é pioneira na entrega de estrutura de cobertura em steel frame para as Creches Proinfância. Hoje. nós já entregamos mais de 300 estruturas de cobertura, pisos e forros às construtoras vencedoras de licitações, atendendo aos materiais do memorial descritivo do programa.

Instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007 pelo Ministérioi da Educação, as Creches Proinfância visam garantir o acesso de crianças à creches e escolas, bem como a melhoria da infraestrutura física da rede de Educação Infantil.


A Espaço Smart ajuda você nesse empreendimento oferecendo:

Correto

KIT Estrutura de Cobertura com acessórios – Conforme especificação do edital e NBR 15.253:2014.

Correto

Projeto Estrutural em SMART Frame

Correto

Estrutura Engenheirada em LSF (Z275)

Correto

Acessórios

Correto

ART Projeto Estrutural

Correto

Piso vinílico homogêneo, forros modulares e grama sintética


Projetos de cobertura de bloco e pátio

Projeto de cobertura para pátio
Projeto de cobertura para bloco

CRECHE PROINFÂNCIA FNDE TIPO 1

Capacidade de até 376 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral. Foi considerada como ideal a implantação das escolas do Tipo 1 em terreno retangular com medidas de 40m de largura por 60m de profundidade e declividade máxima de 3%.

ÁREA: 1317,99 m²

Fachada Frontal - Creche tipo 1

Fachada Frontal


Fachada Lateral - Creche tipo 1

Fachada Lateral

CRECHE PROINFÂNCIA FNDE TIPO 2

Capacidade de atendimento de até 188 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 94 crianças em período integral. Foi considerada como ideal a implantação das escolas do Tipo 2 em terreno retangular com medidas de 45m de largura por 35m de profundidade e declividade máxima de 3%.

ÁREA: 775,85 m²

Fachada Frontal - Creche tipo 1

Fachada Frontal


Fachada Lateral - Creche tipo 2

Fachada Lateral


Abaixo você irá encontrar partes do Memorial Descritivo publicado pelo FNDE e quais materiais a Espaço Smart pode fornecer para ajudar você nesse projeto:

3.1. CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA CONSTRUTIVO Em virtude do grande número de municípios a serem atendidos e da maior agilidade na análise de projeto e fiscalização de convênios e obras, optou-se pela utilização de um projeto-padrão. Algumas das premissas deste projeto padrão têm aplicação direta no sistema construtivo adotado: • Definição de um modelo que possa ser implantado em qualquer região do território brasileiro, considerando-se as diferenças climáticas, topográficas e culturais; • Facilidade construtiva, com modelo e técnica construtivos amplamente difundidos; • Garantia de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais em consonância com a ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos; • Utilização de materiais que permitam a perfeita higienização e fácil manutenção; • Obediência à legislação pertinente e normas técnicas vigentes no que tange à construção, saúde e padrões educacionais estabelecidos pelo FNDE/MEC; • O emprego adequado de técnicas e de materiais de construção, valorizando as reservas regionais com enfoque na sustentabilidade. Levando-se em conta esses fatores e como forma de simplificar e agilizar a execução da obra em todas as regiões do país, o sistema construtivo adotado alia técnicas convencionais a aplicação de componente industrializados amplamente difundidos, a saber: • Estrutura de concreto armado; • Alvenaria de tijolos furados (8 furos e 6 furos, dimensões nominais: 9x19x19cm, 9x19x39cm e 14x19x39cm conforme NBR 15270-1: Componentes cerâmicos - Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação - Terminologia e requisitos); • Forros de gesso e mineral; • Telhas termo acústicas de preenchimento em PIR, apoiadas em estrutura metálica de cobertura.

4.4. COBERTURAS 4.4.1. Estrutura Metálica 4.4.1.1. Características e Dimensões do Material Treliças em aço galvanizado, tipo light steel frame (lsf), conforme especificações do projeto de estruturas metálicas. Refere-se ao conjunto de elementos metálicos, necessários para a fixação e conformação do conjunto do telhado. Serão componentes da estrutura metálica da cobertura, elementos como treliças espaciais, tesouras, terças, mãos francesas, longarinas, peças de fixação e contraventamento, necessário para a fixação e conformação do conjunto do telhado. A estrutura metálica do telhado será apoiada sobre estrutura de concreto armado ou engastada em alvenaria de platibanda, conforme o caso, obedecendo as especificações do fabricante de telhas. A estrutura metálica será executada em aço resistente à corrosão atmosférica, com resistência ao escoamento mínimo (fy) de 300 Mpa, a resistência à ruptura mínima (fu) de 415 MPA. Conectores de cisalhamento, chumbadores e chumbadores químicos: deverão respeitar dimensões mínimas, conforme normas específicas.

4.6.8. Teto - Forro Mineral 4.6.8.1. Características e Dimensões do Material: Forro modular em fibra mineral modelada com acabamento de superfície com tinta vinílica a base de látex já aplicado em fabrica. Fator de Propagação de Chama / Resistência ao Fogo - Classe A: Fator de Propagação de Chama: 25 ou inferior - Placas de 625mm x 1250mm x 13mm. 4.6.8.2. Sequência de execução: O sistema de forro modular é composto por placas de 625 x 1250 mm, apoiadas em um sistema de suspensão, composto por: perfis T principais, perfis T secundários, cantoneiras e tirantes. As placas devem ser instaladas segundo especificações na paginação do forro, (ver projeto arquitetônico). Inicialmente deve ser determinada a altura de instalação do forro, marcando-se uma linha nivelada ao redor das três paredes e instalando-se uma tira de gesso na quarta parede. Esta altura deve prever pelo menos 75mm livres acima do forro, considerando-se o nível de dutos, tubulações e outros elementos, de maneira a permitir manobrar um painel acomodado na abertura da suspensão. Após a determinação do nível, instalar a cantoneira.

4.7.2. Piso Vinílico em manta 4.7.2.1. Caracterização e Dimensões do Material: - Piso Vinílico em manta, antiderrapante e com agente bacteriostático para a redução da proliferação de bactérias. - Mantas de: 20,00m (comprimento) x 2,00m (largura) x 2mm (espessura) - Modelo de Referência: Marca: Tarkett; Linha: Absolute; Coleção: Elements/Total Safe; Disponível em mantas de 2x20m com 2mm de espessura. 4.7.2.2. Sequência de execução: As mantas ou placas devem ser aplicadas sobre contrapiso que deve estar seco e isento de qualquer umidade, perfeitamente curado, impermeabilizado, totalmente isento de vazamentos hidráulicos; limpo, firme: sem rachaduras, peças de cerâmica ou pedras soltas; o contrapiso deve também estar liso: sem depressões ou desníveis maiores que 1mm que não possam ser corrigidos com a massa de preparação; O contrapiso deve receber massa de preparação para correção da aspereza da superfície – conforme descrição no caderno de encargos – e a camada de massa após secagem deve ser lixada e o pó aspirado. O piso deve ser fixado com adesivo acrílico adequado, indicado pelo fabricante do piso. 4.7.2.3. Conexões e interfaces com os demais elementos construtivos: A conexão entre a manta aplicada sobre o contrapiso e a parede deve ser feita utilizando-se a peça: Arremate de rodapé, especificada pelo fabricante do piso. Modelo de Referência: Marca: Tarkett; Acessórios de PVC - Arremate de rodapé - 9360. Alternativamente, poderá ser utilizado rodapé em PVC flexível, na cor branca, de largura 5cm ou 7cm.

Opção 2: Grama Sintética - A grama sintética possui fios com altura de 12mm, 50mil pontos por m2 é composta por 100% Polietileno. Trata-se de um material de fácil manutenção e limpeza, altamente indicado para playground, pois possui alta capacidade de amortecimento. - Grama sintética de 12mm ou 20mm; - Modelo de Referência: grama sintética 12mm Playgrama.

Todas as informações foram retiradas do site: www.fnde.gov.br/programas/proinfancia/eixos-de-atuacao/projetos-arquitetonicos-para-construcao
Espaco Smart