Lã de Vidro: Isolamento Térmico e Acústico

Lã de Vidro: Isolamento Térmico e Acústico

la-de-vidro-isolamento-acustico

A lã de vidro, por suas propriedades físicas e químicas, é um dos mais tradicionais isolantes térmicos usados no mundo. Na construção civil, tem contribuído para a obtenção do conforto térmico e acústico das edificações comerciais e residenciais.

Além disso, o isolamento térmico também possibilita o uso racional de energia nas edificações, principalmente nos sistemas de ar-condicionado, pois possibilita o uso de equipamentos de menor porte (menor investimento), diminuindo o consumo.

A lã de vidro é um componente fabricado em alto forno a partir de sílica e sódio, aglomerados por resinas sintéticas, desenvolvidas especificamente para melhorar o isolamento termo acústico do edifício.

É comercializada em rolos e em painéis, havendo uma diversidade de densidades e espessuras, que adequam-se a cada necessidade.

Características

manta-la-vidro-4-isover-12500x1200-15m²-66491

É leve, fácil de manusear e de cortar;
São incombustíveis, evitando a propagação das chamas e o risco de incêndio;
Reduz o consumo de energia do sistema de ar condicionado;
Não atacam as superfícies com as quais estão em contato;
Não favorecem a proliferação de fungos ou bactérias;
Não deteriora nem apodrece;
Não é atacada nem destruída pela ação de roedores;
Não tem o desempenho comprometido quando exposto à maresia;
Sua capacidade isolante não diminui com o passar do tempo.

Performance Térmica

  • É leve, fácil de manusear e de cortar;
  • São incombustíveis, evitando a propagação das chamas e o risco de incêndio;
  • Reduz o consumo de energia do sistema de ar condicionado;
  • Não atacam as superfícies com as quais estão em contato;
  • Não favorecem a proliferação de fungos ou bactérias;
  • Não deteriora nem apodrece;
  • Não é atacada nem destruída pela ação de roedores;
  • Não tem o desempenho comprometido quando exposto à maresia;
  • Sua capacidade isolante não diminui com o passar do tempo.

Performance Acústica

Por ser um material fibroso, a lã de vidro é um dos melhores materiais para o tratamento acústico, podendo ser usada na isolação acústica, que é a construção de barreiras para evitar a transferência de uma onda sonora (ruído) de um ambiente para o outro ou na absorção acústica, que é um tratamento aplicado para melhorar a qualidade acústica dos ambientes.

Quando uma onda sonora entra em contato com a lã de vidro, ela é facilmente absorvida, devido à porosidade da lã. Além disso, ocorre uma fricção entre a onda e a superfície das fibras. Essa fricção converte parte da energia sonora em calor, ou seja, a lã de vidro faz com que a energia sonora perca intensidade, o que resulta em um aumento de absorção ou da isolação sonora.Tal fenômeno de absorção e fricção em conjunto não ocorre com outros materiais não-fibrosos.

Segurança Contra Incêndio

A lã de vidro é um material incombustível, qualidade que deve ser considerada em todos os projetos de edificações comerciais ou residenciais. O comportamento ao fogo dos materiais isolantes, inclusive aqueles com revestimentos, deve ser o de não contribuir e não propagar o fogo durante uma situação de incêndio.

Deve-se tomar cuidado com os produtos denominados “auto-extinguíveis”, pois tal situação não se aplica em caso de incêndios, quando, além das chamas, o calor atinge temperaturas acima de 800 ºC.

Nas aplicações específicas, em que é necessária a proteção passiva ao fogo, por exemplo – na proteção de estruturas metálicas, porta e paredes corta-fogo, recomenda-se o uso de outros materiais como a lã de rocha e lã cerâmica, pois suportam a temperatura e o tempo de exposição direta ao fogo especificados por uma norma técnica.

Segurança para o Usuário

A lã de vidro é do tipo de fibra que não tem nenhuma relação com as fibras de amianto, atualmente alvo de restrições de uso. A Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (Iarc), ligada à Organização Mundial de Saúde, classifica a lã de vidro como um material não cancerígeno. Também não contribui para a proliferação de ratos, insetos, fungos e bactérias.

Aplicações na Construção Civil

Isolamento térmico e acústico de coberturas. No Brasil, uma dasprincipais deficiências em isolamento térmico está nas coberturas. São inúmeros os galpões industriais e comerciais sem qualquer tipo de isolamento térmico.

Nas edificações residenciais, o sofrimento com o calor nos ambientes cobertos com lajes e telhados sem isolação é freqüente, principalmenteno verão.A simples instalação de lã de vidro sob as telhas ( na formade mantas ou de forro ) reduz significativamente a entrada de calor aoambiente.

Também pode ser usada em coberturas com telhas do tipo sanduíche.Além disso, contribui para reduzir significativamente o ruído geradopela chuva nas coberturas metálicas.

Assim, a lã de vidro tem se mostrado como um dos melhores produtospara o tratamento térmico e acústico de coberturas comerciais,industriais e residenciais, devido aos seguintes fatores:- Alta resistência térmica;

– Não perde a eficiência com o passar do tempo;
– Ampla gama de produtos disponíveis no mercado;
– Facilidade de aplicação;
– Segurança ao fogo.

Forros e Revestimentos de Paredes

Além de proporcionar uma solução estética ao ambiente, os forros e os revestimentos de paredes feitos com a lã de vidro são excelentesisolantes térmicos e com ótima performance para tratamento acústico de diversos tipos de ambientes, como escritórios, lojas, restaurantes,cinemas, teatros, home theater, supermercados, entre outros.

Existem diversos produtos oferecidos ao mercado, geralmenterevestidos com filmes plásticos ou tecidos especiais, com características de baixa propagação superficial de chama.

Compartilhe esta página:

Comments (3)

  • Maycon Bravo Reply

    Bom dia !

    Vocês trabalham com o feltro lã de vidro isolamento de dutos de ar cond.?
    Caso tenham ….por favor me envie o valor do rolo…
    grato!

    15 de Abril de 2016 at 13:47
  • VICENTE GAVIOLI Reply

    Pessoal, eu construi uma piscina, no primeiro andar. O concreto da piscina, faz teto para a parte de baixo, que é um cômodo utilizado para depósitos de materiais. – Eu estou pensando em forrar essa piscina, parte externa, sendo parte de baixo e duas laterais, sendo que as outras duas laterais, são de paredes duplas de alvenaria.
    Estou pensando em forrar com lá de vidro, e revestir a lã, com forro PVC, na tentativa de a agua da piscina não esfriar com muita facilidade. –
    Peço uma orientação , se isso vai funcionar- Por enquanto , não instalei aquecedor, será que a agua pode se conservar com uma temperatura menos fria.- A piscina por ser elavada , torna a agua mais fria, será que forrando com a lã, a agua poderá mais conservada. ? – Espero uma atenção de Vv. Sas.

    4 de junho de 2016 at 19:00
  • VICENTE GAVIOLI Reply

    Espero uma resposta, quanto ao meu pedido.

    4 de junho de 2016 at 19:03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite Orçamento



E-mail *